Vendas Diretas: 5 dicas para garantir o seu sucesso

O setor de vendas diretas está em plena expansão no Brasil. O motivo é a busca de receitas maiores com a venda de produtos lucrativos e que não necessitam investimentos altos. Este modelo consiste em se tornar um representante ou consultor de vendas de produtos de grandes empresas e, apenas com o contato pessoal com o cliente, receber um percentual dos lucros sobre as vendas que realizar.

Porém, com o ingresso de mais pessoas neste modelo de comercialização de produtos, a competição ficou mais acirrada. Assim, o sucesso passou a ser reservado às pessoas que utilizam boas técnicas e estratégias.

Para te ajudar a garantir usar as melhores práticas de vendas diretas, separamos 5 dicas que  irão gerar maiores lucros para seu negócio.

Tenha metas claras

Sabe aquele dia mais frio e chuvoso em que bate uma vontade enorme de se ficar em casa? Eles só serão melhor aproveitados se você souber exatamente o real motivo de realizar suas atividades. Assim, ter metas ambiciosas, mas ao mesmo tempo claras,  é a melhor forma de dar um significado para sua rotina.

Faça vendas consultivas e não apenas de produtos

Você vende maquiagens, produtos para emagrecimento, joias, ou itens que garantem bem-estar, autoestima e que melhoram a qualidade de vida das pessoas? Essa simples mudança de perspectiva facilitará suas abordagens aos futuros clientes. Afinal, você não estará vendendo produtos, mas oferecendo uma oportunidade real de mudança de vida.

Para isso, é importante conhecer os produtos e indicar aqueles que você sabe que serão extremamente adequados as pessoas. Em alguns casos, chegue até mesmo a não indicar uma compra. O cliente certamente valorizará essa atitude.

Ofereça experiências

Ofereça seções de demonstração, deixe uma sacolinha com os produtos e instruções de uso com o potencial cliente, dê amostras. Deixe o consumidor comprovar os benefícios de seus produtos e aumente suas vendas. Logo, invista em criar estratégias relacionadas a experiência do cliente com seus produtos.

A dica extra é conseguir boas indicações. Afinal, se um amigo ou parente diz que um produto é bom, a decisão de compra do cliente será afetada.

Mantenha contato

Investir na manutenção do contato com um cliente via redes sociais, e-mail, telefone ou WhatsApp é uma boa estratégia para quem trabalha com vendas direta. Fortaleça esse relacionamento sem ser chato e oferecendo conteúdos que sejam relacionados ao seu produto. Você pode dar dicas, tirar dúvidas mais comuns ou indicar outro produtos relativos.

Por exemplo, enviar dicas de maquiagem ou vídeos sobre cuidados com a pele, mesmo que não utilizem os produtos que você venda, para clientes que compram a linha de cosméticos de você, é uma fortalecer o relacionamento sem ficar fazendo apenas propaganda.

Ofereça diferentes meios de pagamento

Em vendas diretas, muitos clientes comprarão por impulso, então você terá apenas uma oportunidade para demonstrar e já vender seu produto. Por isso, oferecer diferentes meios de pagamento, como cartão de crédito, débito, boletos e até mesmo compras pela internet, também é uma das chaves de sucesso para o seu negócio.

Além disso, o percentual de inadimplência tende a cair muito quando você oferece métodos alternativos ao pagamento à vista. O Moneto é perfeito para oferecer os melhores meios de pagamento aos seus clientes. O aplicativo transforma seu celular em uma maquininha de cartão de crédito e ainda possibilita que você envie cobranças por e-mail, caso não esteja com o cliente.

Pensar em estratégias de fidelização de clientes, abordagem e vendas consultivas, bem como em facilitar a vida das pessoas que compram de você é a melhor forma de se diferenciar e de dar um significado às suas atividades de vendas direta.

Quer ficar informado sobre outras dicas e estratégias de vendas? Então curta nossa página no Facebook e não deixe de compartilhar os conteúdos que forem úteis também para seus clientes, amigos e parentes!